O violão é um dos instrumentos mais populares em todo o mundo! Parte da família dos instrumentos de cordas dedilhadas, o violão é utilizado por músicos de diversos estilos, como rock, pop, folk, blues, jazz, música clássica, bossa nova e muitos outros.
O violão possui um corpo oco, com uma caixa de ressonância, que amplifica o som que as cordas fazem ao vibrar.
O corpo do violão pode ser feito de madeira, como por exemplo mogno, jacarandá, maple ou cedro, e geralmente possui uma abertura chamada boca, que permite a saída do som. A parte superior do corpo recebe o nome de tampo e é responsável por transmitir as vibrações das cordas para a caixa de ressonância.
Como tocar as cordas
Com a mão digitadora, a esquerda se você for destro(a), você irá pressionar as cordas contra os trastes, que são as barras de metal localizadas ao longo do braço do violão.
Com a outra mão, a mão de ataque, você irá vibrar as cordas, podendo usar os dedos ou uma palheta para produzir som no violão.
O que são acordes?
Acordes são combinações de notas tocadas ao mesmo tempo. Eles são a base harmônica de uma música. Os acordes possuem 3 ou mais notas que, quando tocadas juntas, criam uma sonoridade única e harmoniosa.
Para formar os acordes no violão, usamos os dedos da mão esquerda (para destros) para pressionar as cordas simultaneamente formando posições.
A seguir, ensinamos sete acordes básicos no violão, com uma imagem ilustrativa que indica como você deve posicionar os dedos para formar cada um dos acordes.
CONHEÇA A LINHA DE VIOLÕES DA PHX
Aprenda 7 acordes básicos no violão
Existem diversos acordes básicos para violão que são fundamentais para iniciantes e que você pode encontrar em muitas músicas. Por isso, trouxemos sete deles para você aprender: Em, A, D, E, Am, C e G.
Vamos começar pelo Mi Menor (Em), o mais fácil dos acordes para fazer no violão. Você só precisa usar os dedos 2 e 3 da mão digitadora e pressionar as cordas nas casas indicadas na imagem. Com a outra mão, vibre todas as cordas do violão.
O Lá Maior (A) também é bastante fácil: basicamente, você irá colocar um dedo abaixo do outro. Dessa forma: posicione os dedos 1, 2 e 3 da mão digitadora nas cordas 4, 3 e 2, sempre na casa 2. Parece difícil? Veja a figura ilustrativa pois ela vai ajudar você a entender esse desenho.
O próximo acorde é o Ré Maior (D), um acorde que você ouve muito em músicas pop e pop rock. Assim: posicione o dedo 1 na 3ª corda, casa 2; o dedo 2 na 1ª corda, casa 2; e o dedo 3 você coloca na 2ª corda, casa 3 (veja a figura).
Siga o mesmo procedimento de posicionar os dedos nas casas indicadas na figura ilustrativa para formar os acordes seguintes.
Guarde a numeração dos dedos da mão digitadora: o indicador é o dedo 1, o dedo do meio é o número 2, o anelar é o 3 e o mindinho é o número 4.
A PHX OFERECE VIOLÕES DE AÇO E DE NYLON
Como praticar os acordes básicos
Para começar, fique atento(a) à sua postura: a postura adequada ao tocar violão é fundamental para garantir conforto, evitar tensões e lesões físicas, além de facilitar a execução do instrumento.
Mantenha as costas retas e relaxadas. Evite inclinar-se excessivamente para frente ou para trás. O braço que segura o violão deve ficar levemente dobrado, permitindo que você alcance as cordas e os trastes confortavelmente.
Ao posicionar a mão esquerda sobre o braço do violão, mantenha os dedos curvados e próximos aos trastes. Ao tocar com a mão direita, tanto na execução do dedilhado quanto ao usar da palheta, mantenha o pulso solto e relaxado. Assim você estará tocando corretamente.
Agora vamos ao treino dos acordes: É preciso repetir várias vezes as posições. Vá acostumando sua mão para formar essas posições. Com o tempo, seus dedos deixarão de parecer “duros” e formarão os acordes com facilidade.
É importante também praticar a transição suave entre os acordes – ou seja, passar de um acorde para outro, para tocar uma música.
Chegou a hora de tocar
Há uma enorme quantidade de músicas – do pop ao rock, passando pele sertanejo e pela MPB – que você conseguirá tocar se souber esses sete acordes. Procure algumas cifras e, com os acordes decorados, é hora de tocar!
Uma coisa importante é dominar a troca de acordes básicos antes de progredir para os acordes mais avançados. Além disso, existem muitos recursos online, como diagramas de acordes e vídeos tutoriais, que podem ajudá-lo(a).
Nossa dica é praticar bastante para assimilar as informações e desenvolver a memória muscular – ela vai permitir que você ganhe proficiência no violão.
Assim que você estiver confortável com esses acordes básicos, você pode começar a explorar acordes mais complexos, ou seja, conhecer e experimentar acordes com pestana (onde um dedo pressiona todas as cordas em um determinado traste) e acordes com extensões (como acordes com sétima, nona etc.).