Você sabe afinar violão e guitarra? A afinação de um instrumento de cordas é um processo fundamental para garantir que os sons sejam produzidos de forma correta e harmoniosa.
Primeiro vamos entender o que é afinação. As cordas de um violão ou de uma guitarra só produzem o som das notas corretamente se estiverem afinadas, ou seja, adequadamente esticadas.
A afinação é controlada por pinos que ficam no cabeçote (headstock) do instrumento. Ao girar esses pinos, mudamos o tom das cordas para cima ou para baixo. Apertando as cordas fazemos o tom aumentar (ficar mais agudo) e ao afrouxá-las fazemos o tom baixar (ficar mais grave).
A afinação padrão de um violão ou de uma guitarra envolve ajustar as seis cordas para as notas E, A, D, G, B e E, começando pela corda mais grossa (a corda mais próxima do seu rosto quando estiver segurando o instrumento).
Esse padrão pode ser alterado dependendo do estilo musical e das preferências do músico. Existem outras afinações além da afinação padrão, como afinações abertas, drop, alternativas, entre outras. Cada afinação oferece diferentes possibilidades musicais e sonoridades.
CONHEÇA O AFINADOR TIPO CLIP-ON DA PHX
O básico sobre como afinar violão e guitarra
A afinação da guitarra e do violão pode ser bastante semelhante, especialmente quando se trata da afinação padrão. Ambos os instrumentos geralmente são afinados nas mesmas notas, utilizando as mesmas cordas.
Existem várias maneiras de afinar um violão ou uma guitarra, mas a abordagem mais comum é usar uma referência sonora externa, como um diapasão, um afinador eletrônico ou um aplicativo para celular/computador.
De maneira geral, você pode começar pela corda mais grossa (mais grave), o E (Mi). Ajuste a tarraxa correspondente até que a corda soe exatamente igual à referência externa (um diapasão, por exemplo). Quando a corda do seu instrumento e a referência externa estiverem soando exatamente da mesma forma, significa que esta corda está afinada.
Afinador tipo clip-on
A afinação da guitarra foi revolucionada pelos afinadores elétricos clip-on. Ao contrário dos afinadores elétricos antigos que requerem conexão, os do tipo clip-on são presos ao headstock e detectam as vibrações das cordas. Eles indicam se a corda está “bemol” (muito baixa), “sustenido” (muito alta) ou afinada. Esses afinadores funcionam tanto em guitarras acústicas quanto elétricas. Além disso, eles são acessíveis e precisos.
Aplicativos para celular
São uma ótima opção para afinar violão e guitarra. Há diversos afinadores e muitos deles são gratuitos. Esses aplicativos usam o microfone embutido no smartphone para ouvir o tom das cordas tocadas. Conforme você aperta ou afrouxa as cordas do instrumento, o aplicativo indica se corda está ou não afinada.
Usando outro instrumento
Se você tem qualquer outro instrumento – mesmo que não seja um violão ou uma guitarra, pode ser um piano, por exemplo – que está afinado, você pode usá-lo como referência. Isso é um pouco mais difícil, pois você irá precisar afinar “de ouvido” a corda, usando o tom de referência.
Toque a nota mais grave, E (Mi), nos dois instrumentos e compare os sons. Ajuste a corda até que os sons estejam iguais. Depois de ter a 6ª corda afinada, você pode então afinar as demais cordas com a técnica da 5ª casa. Tocando 5ª casa da 6ª corda, você terá uma nota A (La), que é a nota da 5ª corda.
Use o mesmo procedimento de fazer com que as notas soem iguais. Ajuste a 5ª corda até ela ter o mesmo som da 5ª casa da 6ª corda. Siga o mesmo procedimento para a 4ª e a 3ª corda, respectivamente D (Re) e G (Sol).
Há uma exceção à regra: para afinar a 2ª corda, B (Si), você irá pressionar a 4ª casa da 3ª corda. Por fim, para a última corda, E (Mi), a referência será a 5ª casa da 2ª corda, onde está o Mi. Mas atenção, esse processo só irá funcionar corretamente se a 6ª corda estiver devidamente afinada!
A PHX POSSUI ENCORDOAMENTO PARA VIOLÃO E GUITARRA
Guitarra X violão
Afinar violão e guitarra são processos semelhantes, porém é importante apontar algumas diferenças entre as cordas dos instrumentos.
Na guitarra elétrica, as cordas são mais finas se comparadas às de um violão. Cordas mais finas proporcionam maior facilidade de execução e são ideais para técnicas de solo e bends.
Por outro lado, o violão geralmente tem cordas mais grossas para produzir um som mais cheio e ressonante, já que se trata de um instrumento primordialmente acústico.
Quando é preciso afinar o instrumento?
As cordas do violão e da guitarra podem perder a afinação ao longo do tempo devido à tensão exercida sobre elas.
Além disso, fatores ambientais, como temperatura e umidade, também influenciam na afinação. Portanto, é recomendável verificar a afinação regularmente, especialmente antes de tocar ou gravar uma música.
Vale comentar que as guitarras podem perder a afinação mais rápido se você estiver fazendo bending nas cordas ao tocar. Se você estiver tocando um acorde e perceber que ele não soou bem, pode ser que seu instrumento saiu da afinação.
Dicas para manter seu instrumento afinado
- Troque as cordas com frequência: Cordas velhas perdem afinação com facilidade;
- Estique as cordas: Quando as cordas são novas, é bom puxá-las suavemente para forçar a estabilização da afinação;
- Cuide do seu instrumento: Evite deixá-lo ou guardá-lo em locais úmidos ou com grandes variações de temperatura. Depois de tocar, sempre limpe as cordas suavemente com um pano e não se esqueça de guardar sua guitarra ou violão em um case ou bag.
1 Comment
Gostei das informações! Obrigada!