Existem vários tipos de guitarra e certamente você conhece a guitarra elétrica. Mas você sabe o que é uma guitarra semiacústica? Vamos começar com o básico que é diferenciar guitarras elétricas de guitarras acústicas!
As guitarras elétricas são o instrumento mais popular na música moderna! Elas produzem um som suave se desligadas, mas quando conectadas a um amplificador, abrem um mundo de possibilidades sonoras.
Você vai encontrar essas guitarras principalmente no rock, heavy metal, pop, blues, jazz, country e R&B. É incrível a variedade de estilos em que elas se encaixam!
Já as guitarras acústicas possuem um charme especial. Elas são projetadas para produzir um som intenso sem precisar de amplificação elétrica. Encontramos essas guitarras em gêneros como folk, country e bluegrass. No entanto, de vez em quando, também aparecem no rock, blues e R&B. São instrumentos versáteis que podem se adaptar a diferentes estilos musicais.
A guitarra semiacústica
Também conhecida como guitarra hollow body, a guitarra semiacústica combina características tanto da guitarra elétrica quanto da guitarra acústica. Ela possui um corpo mais fino que uma acústica e ele é oco ou semioco, o que a diferencia das guitarras elétricas, já que essas possuem um corpo sólido.
Esse espaço oco é a caixa de propagação acústica. Ele permite a ressonância do som, assim como acontece com uma guitarra acústica. Isso resulta em um timbre mais quente e com maior projeção sonora quando tocada sem amplificação.
Ao mesmo tempo, a guitarra semiacústica é equipada com captadores magnéticos, semelhantes aos encontrados nas guitarras elétricas. Esses captadores recebem as vibrações das cordas e as transformam em sinal elétrico, permitindo que o som da guitarra seja amplificado.
Os captadores podem ser de bobina única (single-coil) ou humbucker, oferecendo diferentes características sonoras e versatilidade tonal.
A AC-1 É O MODELO SEMIACÚSTICO DA PHX
Bloco central
Devido ao seu corpo oco, a guitarra semiacústica é mais suscetível a feedback quando tocada com volumes muito altos. Feedback é uma retroalimentação do som, causada pela proximidade entre o receptor e o emissor, o que é comum nas guitarras acústicas de corpo totalmente oco.
Nas semiacústicas, por causa das aberturas em forma de “F” – chamadas de “F-hole”, essa microfonia (feedback) também pode acontecer. Para evitar isso as guitarras semiacústicas possuem um bloco central.
Trata-se de uma peça de madeira que percorre todo o corpo do instrumento. Imagine que o braço da guitarra continue por dentro do instrumento, porém sem as escalas.
Esse prolongamento interno de madeira faz com que as cavidades ocas fiquem nas laterais, evitando a retroalimentação do som e aumentando assim a ressonância e profundidade do timbre.
Os estilos musicais
Por ser um tipo de guitarra usada sem a adição de efeitos, frequentemente a ouvimos em estilos musicais como jazz, blues e rockabilly, onde seu timbre rico e encorpado se destaca. Ela é apreciada por músicos que buscam uma sonoridade vintage e um estilo de tocar mais expressivo.
Além do timbre, a guitarra semiacústica também é valorizada por sua estética elegante e clássica. Ela geralmente possui um formato icônico, com cutaways (recortes no corpo) pronunciados para facilitar o acesso aos trastes superiores.
Guitarristas que usam a guitarra semiacústica
Um dos primeiros guitarristas que se encantou com uma semiacústica foi B.B. King. Depois dele, diversos guitarristas famosos e talentosos usaram guitarras semiacústicas em suas performances ou gravações.
Alguns exemplos de músicos que usam ou usaram as semiacústicas: Chuck Berry, George Harrison (Beatles), Dave Grohl, Mozart Mello, Wes Montgomery, John Scofield, Johnny Marr (Smiths), Noel Gallagher, Jack White.
Em resumo, a guitarra semiacústica combina o charme e o timbre da guitarra acústica com a versatilidade e a capacidade de amplificação da guitarra elétrica.
Uma vantagem das semiacústicas é que essas guitarras funcionam e soam exatamente como a guitarra acústica, mas quando necessário, podem ser amplificadas.
Se você está procurando um instrumento com um som único e versátil, que traga características dos dois mundos – elétrico e acústico – é uma boa ideia investir em uma guitarra semiacústica.