Nesse artigo vamos falar tudo o que você precisa saber sobre esse instrumento. Basicamente, o que se chama de violão de nylon é o violão que utiliza cordas feitas com este material.
O nylon foi a primeira fibra têxtil sintética produzida, ainda na década de 1930, por um químico chamado Wallace Hume Carothers. Trata-se de uma poliamida que possui ótima resistência ao desgaste e ao tracionamento.
Em um violão de nylon, as cordas mais agudas são feitas exclusivamente de nylon e as mais graves são de nylon, porém com o enrolamento em aço.
Além das cordas, o violão de nylon possui outras diferenças em relação ao violão de aço. O violão de nylon possui as tarraxas “abertas” – no violão de aço as tarraxas são “fechadas” – e seu corpo também é diferente.
CONHEÇA OS VIOLÕES DE NYLON DA PHX
Nylon X aço: diferenças de timbre
Por causa de suas diferenças de cordas e corpo, violões de nylon e de aço produzem timbres diferentes. O violão de aço possui uma sonoridade mais brilhante e forte, enquanto o violão de nylon tem uma pegada mais quente e macia, no que diz respeito ao som que produz.
Para estilos musicais como o rock, pop e sertanejo, normalmente se usa violões de aço. Já na música clássica, bossa nova, MPB e samba, o violão de nylon é mais comum.
Vale comentar também que a corda de nylon permite um melhor sustain, o que pode ser um facilitador para tocar certos estilos.
Mas é claro que isso não significa que você não possa usar um violão de aço para tocar MPB ou um violão de nylon para fazer um rock n roll. São escolhas do(a) violonista sobre o tipo de som que quer criar.
O melhor violão para iniciantes
O nylon é um material maleável, portanto as cordas de nylon são a escolha mais indicada para quem está começando a tocar. Isso não é uma regra, porém há um motivo para essa indicação.
Essas cordas são mais confortáveis para os dedos, já que, para tocar, as pontas dos dedos precisam pressionar as cordas contra o braço do violão. Cordas de aço, por serem mais duras, irão machucar dedos não acostumados.
Além disso, para iniciantes, é recomendável usar tensões mais baixas nas cordas, pelo mesmo motivo de tocabilidade: tensões altas exigem maior esforço por parte do violonista.
A espessura – o calibre ou diâmetro – da corda, medida em polegadas, também interfere na tocabilidade e se relaciona com a tensão. Cordas mais grossas serão mais difíceis de tocar, por isso calibres menores podem ser mais indicados para começar. Por outro lado, cordas mais finas tendem a romper com mais facilidade.
Já a relação entre tensão e calibre é simples: tensões mais altas significam cordas mais grossas e cordas mais grossas significam maior esforço ao tocar.
CONHEÇA A LINHA SKILL, FEITA PARA INICIANTES
Quanto duram as cordas de nylon?
É inevitável que as cordas desgastem e até arrebentem com o tempo. Muitas coisas podem provocar isso, como, por exemplo, o suor nas mãos que oxida as cordas (o enrolamento de aço, no caso das cordas de nylon mais graves) e a falta de limpeza das cordas em geral.
Até mesmo a simples exposição ao ar, ao pó e à umidade por períodos longos aceleram o desgaste das cordas.
Um encordoamento tem uma vida útil que pode variar entre 2 e 3 meses quando usado com frequência. Isso é uma média.
Se você limpar as cordas com uma flanela seca sempre depois de tocar ou estudar e guardar seu violão em um case ou bag para não deixá-lo tomando pó, certamente suas cordas poderão durar mais. Lavar as mãos e secá-las bem antes de tocar também é uma boa dica para não depositar sujeira e gordura nas cordas ao tocá-las.
Mas quando saber se é hora de trocar as cordas? Quando uma corda arrebenta é o momento correto de trocá-la, é claro. Mas antes disso há alguns sinais aos quais você deve ficar atento(a):
- O som não é mais o mesmo. O violão começa a soar mais abafado e as cordas vibram menos.
- As cordas relaxam de forma irregular, de modo que algumas notas soam bem e outras não. Isso quer dizer que as cordas estão perdendo a afinação com mais facilidade.
Perguntas e respostas sobre violão de nylon
Para finalizar, selecionamos algumas perguntas comuns e frequentes sobre o violão de nylon e esperamos poder ajudar com respostas rápidas!
Pode usar capotraste em violão de nylon?
Sim, o capotraste pode ser usado tanto em violões com cordas de nylon quanto de aço.
Fingerstyle é exclusivo para cordas de nylon?
Não. A técnica de fingerstyle – tocar usando os dedos ao invés da palheta – pode ser aplicada tanto em violões de nylon quanto de aço.
Pode usar palheta para tocar violão de nylon?
Pode. Não é errado fazer isso, ainda que muitos violonistas não indiquem – é um tema controverso, na verdade. Usar ou não a palheta vai depender do som que você pretende fazer no violão. No samba, bossa nova e MPB, por exemplo, o uso da palheta nem é recomendável, já que são estilos que utilizam muitos dedilhados.
Posso colocar cordas de aço no violão de nylon?
A resposta é não, de jeito nenhum! Cada instrumento pede um tipo de corda, assim, você não irá usar cordas de nylon no violão de aço, nem vice-versa. Também não pode colocar cordas de guitarra ou baixo no violão.
Usar as cordas erradas pode prejudicar o instrumento, além do fato de elas não produzirem o som corretamente.