
Esse é um guia para iniciantes, mas também traz dicas preciosas para você que já está se aventurando no mundo da guitarra. Comprar um instrumento é o primeiro passo da jornada que pode durar uma vida toda dentro da música.
Caso esteja planejando adquirir sua primeira guitarra, precisa ficar atento a alguns pontos: determinar o tamanho adequado do instrumento, escolher se quer uma guitarra acústica ou elétrica e, ainda, decidir entre um instrumento novo ou usado.
Embora existam diversas variáveis que podem influenciar sua decisão, o mais importante é encontrar uma guitarra que produza um som agradável, que seja visualmente atraente e proporcione uma experiência de tocar prazerosa para você. Vamos às dicas que ajudarão você a escolher uma guitarra.
CONHEÇA AS DIVERSAS OPÇÕES DE GUITARRAS DA PHX!
Guitarras elétricas X guitarras acústicas
As guitarras elétricas são o instrumento mais popular na música moderna! Elas produzem um som suave se desligadas, mas quando conectadas a um amplificador, abrem um mundo de possibilidades sonoras. Você vai encontrar essas guitarras sendo usadas principalmente no rock, heavy metal, pop, blues, jazz, country e R&B. É incrível a variedade de estilos em que elas se encaixam!
Agora, as guitarras acústicas têm um charme especial. Elas são projetadas para produzir um som intenso sem precisar de amplificação elétrica. São mais frequentemente encontradas em gêneros como folk, country e bluegrass. No entanto, de vez em quando, também aparecem no rock, blues e R&B. São instrumentos versáteis que podem se adaptar a diferentes estilos musicais.
Se você está buscando uma guitarra que combine as vantagens da elétrica e da acústica, uma ótima opção a considerar é a guitarra semiacústica. Há modelos com microfones ou captadores embutidos. Isso significa que essas guitarras funcionam e produzem o mesmo som rico da guitarra acústica, mas também podem ser conectadas e amplificadas quando necessário, utilizando um amplificador ou sistema de som.

Teste o instrumento
Aqui separamos algumas características que você deve observar na hora de escolher uma guitarra, independente dela ser acústica ou elétrica, e independente do modelo (vamos explorar os modelos de guitarra em outro artigo). Você deve prestar atenção nos seguintes pontos:
- Peso e formato: Isso é importante pois interfere na tocabilidade. Você deve escolher um instrumento que faça você ter vontade de tocar!
- Afinação: Se na afinação padrão a guitarra soar mal, há grandes chances de a guitarra não ser boa. Se você não sabe afinar, peça para o vendedor ou um amigo ajudá-lo na hora de testar o instrumento.
- Braço: Verifique o braço da guitarra, ele não pode estar torto ou empenado. Sua guitarra deve ter o braço reto para evitar que as cordas atinjam os trastes enquanto você toca.
- Ação: É basicamente a distância entre as cordas e o braço do instrumento. Para quem está começando, uma sugestão é procurar uma guitarra com uma ação baixa. Isso permite pressionar as notas sem muito esforço.
- Parte elétrica: Verifique as condições da parte elétrica (no caso de guitarras elétricas). Ligue a guitarra a um amplificador e então alterne todas as chaves. Depois, gire todos os botões algumas vezes. Se você ouvir sons de crepitação, alguns dos componentes eletrônicos internos podem estar sujos ou defeituosos.
- Acabamento: Um instrumento com um acabamento bom, normalmente indica um instrumento bem construído.
Em resumo: Teste, experimente, ouça e pergunte antes de comprar sua guitarra.
JÁ CONHECE A SEMIACÚSTICA AC-1 DA LINHA ECLIPSE?
Tamanho da guitarra e comprimento da escala
A guitarra considerada de tamanho “normal” possui cerca de 40 polegadas (uma polegada = 2,54 cm). Os fabricantes costumam produzir guitarras menores para crianças. Isso porque instrumentos menores proporcionam uma tocabilidade mais fácil para os pequenos.
Dependendo do modelo e da marca da guitarra, o comprimento total do instrumento pode variar bastante. Portanto o ideal é experimentar o instrumento e sentir se ele parece confortável para tocar.
O comprimento da escala é a medida da corda desde a pestana (nut) até a ponte. É a parte da corda que vibra quando tocamos. Um comprimento de escala de 25 a 25,5 polegadas é considerado uma escala longa, que é padrão em uma guitarra de tamanho normal.
Se a escala tiver entre 21 e 24,5 polegadas trata-se de uma escala curta. Os comprimentos de escala usam as mesmas cordas, portanto uma guitarra de escala mais curta terá menos tensão nas cordas quando afinada. Isso torna as cordas mais fáceis de tocar.

Guitarra nova ou usada?
Sugerimos um instrumento novo na hora de comprar uma guitarra, principalmente se você for um iniciante. Há muitos motivos para isso: você terá um equipamento novo, com garantia de fábrica e com tecnologia moderna.
No entanto, se decidir comprar um instrumento usado, o ideal é pedir ajuda a alguém que tenha mais conhecimento para fazer uma avaliação. Verifique o estado de conservação da guitarra, veja se ela passou por alguma modificação, faça uma checagem mais profunda de todos os itens citados em “Teste o instrumento”.
Seja nova ou usada, não esqueça de comprar um estojo ou bag para guardar e proteger sua guitarra. Ter um suporte para apoiá-la, seja no chão ou na parede, também é interessante.
Qual é o melhor preço ao escolher uma guitarra?
O melhor preço para uma guitarra é aquele que cabe no seu bolso e atende suas necessidades. Instrumentos baratos costumam ser mais simples, mas isso não significa que você precisa ter um instrumento ruim! Há excelentes opções de entrada para iniciantes. Se você já é intermediário, pode investir mais, escolhendo uma guitarra mais cara.
É importante dizer que, além da guitarra, você vai precisar de cordas, palheta, cabos, correia e um amplificador. Exceto se você escolher uma guitarra acústica, nesse caso, os únicos acessórios que você precisa são a palheta e a correia.
Enfim, há uma ampla variedade de estilos de guitarra disponíveis, com preços bem diversificados. Cada pessoa possui sua própria personalidade e preferências – e você precisa descobrir as suas. Primeiro de tudo, o instrumento deve ser capaz de inspirá-lo e motivá-lo a praticar com regularidade.